domingo, 4 de janeiro de 2009

Geneologia de Zé Diogo

A sua família pertence à casa dos Condes do Farrobo - Barões de Quintela. É primo em terceiro grau do actor Francisco Nicholson, e portanto primo também da sua filha, a actriz Sofia Nicholson.
O seu pai, Manuel Eduardo Baltazar de Almeida Lima Quintela é arquitecto e a sua mãe, Maria da Graça Metelo de Carvalho
, também de Lisboa, licenciada em Ciências Económicas e Financeiras, é empresária e trabalha no Ministério da Economia.
José Diogo tem ainda dois irmãos: Manuel de Carvalho Quintela nascido a 11 de Novembro de 1973 e Sofia de Carvalho Quintela nascida a 6 de Março de 1980.
Pelo ramo paterno, José Diogo Quintela descende de uma família que se notorizou pelas suas ligações não só à finança,bem como às artes. É quinto neto de
Joaquim Pedro Quintela, 1.º barão de Quintela, nascido em 1748, importante capitalista dos séc. XVIII e XIX e membro de uma família burguesa de Lisboa, herdeiro do morgado do Farrobo e do palácio das Laranjeiras (o actual Jardim Zoológico de Lisboa) e de sua mulher, Maria Joaquina de Saldanha. Foi filho destes o 1.º conde do Farrobo, sucessor da grandiosa fortuna de seu pai, filantropo, mecenas das artes e promotor de manifestações artísticas. Casado com uma filha de Francisco António Lodi,o primeiro empresário do Teatro de São Carlos, a ópera da capital. Dos 1ºs condes do Farrobo foi filho, entre outros, o visconde da Charruada, Francisco Jaime Quintela, o qual desposou Cristina Teixeira de Sampaio, filha dos viscondes de Cartaxo e prima dos condes da Póvoa e duques de Palmela, patronos das artes no século XIX. Da união dos viscondes de Charruada resultou um filho: Joaquim Pedro Quintela, nascido na Ajuda em 1861, que mais tarde casou com Ana Luísa de Albuquerque d'Orey, filha do pianista e empresário alemão Augusto Achilles d' Orey - fundador da sua família em Portugal - e neta materna do político liberal e chefe de Governo: Luís Mouzinho de Albuquerque(avô do herói de Chaimite). Da união de Joaquim Pedro Quintela com a sua mulher surgiu um filho: Manuel Eduardo d'Orey Quintela, arquitecto, que por sua vez casou com Maria Helena Oom de Almeida Lima (cuja família esteve ligada à fundação da Companhia das Lezírias). Estes são os avós paternos de José Diogo Quintela, e explicada está assim a ligação aos actores Francisco e Sofia Nicholson (por descenderem estes também dos supra-citados viscondes da Charruada), da fadista Teresa Tarouca (descendente dos condes de Farrobo) e do actor Paulo Oom (ambos descendentes do comerciante alemão de origem sueca Friedrich Oom, que se estabeleceu em Lisboa no séc. XVIII).
Rodrigo Carlos Faria de Carvalho, nascido em 1923 em Évora, estudou Geografia na Irlanda, tendo-se porém licenciado em Matemática. Assumiu o cargo de Director do Instituto Português de Meteorologia. Desposou Maria Teresa de Guimarães Metelo, pertencente à antiga família dos morgados de Valongo. São estes os avós maternos de José Diogo Quintela.




Referências:

pt.wikipedia.org/wiki/Zé_Diogo_Quintela

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=424696